quinta-feira, 28 de abril de 2011

O ENSINO CONSCIENTE


Muitas disciplinas são mal vistas pelos alunos. A Matemática, a Física, a Geografia e uma série de outras matérias escolares podem ser classificadas por qualquer nome ruim, mas todos entendem que elas têm aplicações práticas na vida. O problema é que a maioria não vê o mesmo acontecer com a língua materna.

A língua portuguesa é aplicada nas instituições de ensino como um conjunto de regras do uso formal do idioma, porém, isso escapa à realidade do estudante que não fala “tu és” e muito menos usa o pronome pessoal “vós”. Contudo, o erro não está no objeto de estudo, e sim no método pelo qual é ensinado, pois os educadores dessa área devem ter o propósito de formar cidadãos críticos, capazes de pensar por meio da linguagem.

Com as aulas de português, o aluno deve desenvolver a capacidade de entender variados gêneros e tipos de textos, além de aprimorar sua habilidade de escrita, de fala e de escuta para dar prosseguimento aos estudos fora da escola ou para a inserção no mercado de trabalho. Por isso, é necessário que os professores mostrem em sala de aula textos que circulem em diferentes meios sociais e a reflexão sobre eles, incluindo produção de redações e uma revisão e reelaboração delas, atividades que podem ser realizadas em grupo, por meio de uma dinâmica.

Por intermédio de tarefas como essas, os educadores de língua portuguesa podem mostrar que a disciplina tem o seu valor e sua razão de existir em meio a uma sociedade que não reconhece sua importância.

Bárbara Sapucaia (aluna do 2º período do curso de Português-Literaturas/UERJ)

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